quinta-feira, abril 02, 2020

Sono x TDAH


75% das pessoas com TDAH têm um atraso de uma hora e meia na fase fisiológica do sono – sinais associados ao sono, como alterações nos níveis de melatonina e movimentos associados ao sono;
alterações da temperatura corporal associadas ao sono também são atrasadas nesses pacientes;
distúrbios do sono, como síndrome das pernas inquietas, apneia do sono e distúrbio do ritmo circadiano (dificuldade para pegar no sono) são comumente associados ao TDAH. Por sua vez, essas condições também estão associadas a alterações nos níveis dos neurotransmissores dopamina e melatonina, que podem ser causadas por problemas de sono;
pessoas com transtorno de déficit de atenção estão mais alertas a noite, característica oposta à população em geral;
muitas pessoas com o transtorno se beneficiam de tratamentos com melatonina a noite ou terapia de luz pela manhã, que ajudam a redefinir o ritmo circadiano;
estudos recentes mostraram que cerca de 70% dos adultos com TDAH apresentam hipersensibilidade à luz, característica também associada a problemas circadianos;
sono crônico tardio leva a um déficit crônico de sono, que por sua vez está associado a problemas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.



De acordo com a matéria acima, eu "estou em dia com os requezitos". São neste momento 03:48hras dessa madrugada de quinta-feira e até agora não peguei no sono.

Inclusive, nos meus livros que já escrevi e publiquei, sempre tem alguma página que eu falo das minhas insônias. Hoje sei que a insônia sempre fez parte da minha vida, não com tanta frequência, mas sempre ela vem me visitar, os pensamentos ficam acelerados e acabo vendo a noite toda passar. Mas hoje sei que isso acontece porque eu tenho o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade(TDAH). 
Mas uma coisa eu digo, eu gosto desse silêncio da madrugada. Boa sensação até.

Vou voltar pra cama, quem sabe?....

Vlad Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário. Responderei em breve!

Voltando a ser e indo a ser

Estou voltando a ser um Vlademir de antigamente e também indo a ser um homem renovado e com mais descobertas pra vida. Hoje mesmo fiz ativ...